Terceiro dia teve debates sobre diversidade, capacitação e inovação; programação segue até sexta, 12, com a entrega do Prêmio Nelson Baptista
O terceiro dia da Febrava 2025 foi marcado pela intensa movimentação nas quatro ilhas temáticas desta edição: Ilha do Senai, Ilha da Cadeia do Frio, Ilha do Ar-Condicionado Automotivo e Ilha de Formação Profissional Fatec, que oferecem conteúdos técnicos e interativos ao longo de toda a feira. Além disso, o evento recebeu o VI Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVACR, ampliando o debate sobre diversidade e protagonismo feminino na indústria.
Tatiana Rassini, gestora da Febrava, destaca que a 23ª edição mostra, mais uma vez, que a feira vai além de uma feira de negócios. “A Febrava se consolidou como um espaço de conexões e de conhecimento, mas também de promoção da capacitação e da qualificação profissional, aspectos fundamentais para o crescimento sustentável do setor AVACR.”
Um dos destaques dos espaços temáticos é a Ilha do SENAI. “Nós apoiamos a indústria brasileira a aumentar sua competitividade e, participando da Febrava, fortalecemos o elo com o setor e isso é muito importante. Os técnicos, instaladores e profissionais têm mostrado muito interesse no nosso espaço, é um público que precisa de capacitação e formação e a Febrava oferece essa oportunidade”, disse o coordenador de atividades técnicas da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves.
O diretor da FATEC Itaquera, Luis Carlos Barbosa, destacou a relevância da instituição em formar profissionais capacitados para atender à crescente demanda de empresas no setor de refrigeração. “A nossa importância enquanto FATEC é justamente fazer essa junção entre a empresa que precisa desse profissional bem formado e o nosso aluno que está se formando e que está precisando da oportunidade das empresas de enxergá-lo no mercado de trabalho.”
Na Ilha Cadeia do Frio, o coordenador, Eduardo Doria, ressaltou que a iniciativa permite que estudantes, profissionais e técnicos vivenciem de forma prática as diversas etapas dessa cadeia produtiva, com equipamentos em funcionamento e sensações de temperatura, por exemplo. “Essa troca entre a Febrava e a Ilha é essencial para ampliar o entendimento sobre o setor, além de estimular o engajamento com a feira e fortalecer a rede de expositores”, comenta.
Já na Ilha Automotiva, Mariana Ribeiro, uma das representantes do espaço, destacou a importância da presença na feira. “A junção desses dois mundos, que se comunicam de forma eficaz, facilita novos negócios e amplia as possibilidades de colaboração entre setores, o que se torna um diferencial importante para a empresa.”
VI Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVACR
O dia também foi marcado pelo VI Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVACR, promovido pela ABRAVA e pelo Comitê de Mulheres da ABRAVA. O encontro reuniu lideranças empresariais, especialistas e profissionais de diferentes áreas da indústria, destacando o protagonismo e a capacitação de mulheres no setor.
Durante sua participação, Tatiana Rassini reforçou a relevância do debate: “Para uma indústria como a nossa, essa discussão em um evento como esse é essencial. E damos um passo muito importante quando existe esse engajamento e o entendimento da relevância desse tema.”
Na ocasião, foram apresentados os resultados da 2ª Pesquisa ABRAVA Mulheres do Setor AVACR, que apontou crescimento da presença feminina em cargos de liderança e maior procura por especializações e pós-graduações. Além disso, o Comitê anunciou novas diretrizes com foco em liderança, educação e regionalização, incluindo mentorias individuais, banco de talentos femininos e treinamentos técnicos exclusivos para mulheres.
Prêmio Nelson Baptista será entregue nesta sexta-feira
A programação da Febrava segue até sexta (12), simultaneamente à FIEE. Um dos grandes destaques será a cerimônia do Prêmio Nelson Baptista, que acontece às 16h, no espaço do Selo Inovação. A premiação, que chega à sua 2ª edição, homenageia o legado de Nelson Baptista, profissional que dedicou mais de 45 anos ao desenvolvimento do setor e à consolidação da Febrava como o principal ponto de encontro da indústria AVACR.
Neste ano, o prêmio contemplará três categorias: Produto Destaque para o Visitante: escolha feita pelo público entre os produtos da Mostra Selo Inovação 2025; Destaque na Captura de Leads: reconhecimento ao expositor com maior número de contatos coletados via QR Code durante a feira; e Personalidade do Setor: homenagem a um profissional de destaque, eleito por membros da Comissão Febrava.