Certificação da CHEP, empresa global líder em gestão e transporte, tem reconhecimento internacional e apresenta os benefícios ambientais da operação da rede ao longo de 2023
O Grupo Savegnago recebeu, na última segunda-feira, dia 20, o certificado de sustentabilidade pelo reconhecimento do trabalho da rede na área de Logística. A certificação apresenta os benefícios ambientais da sua operação ao longo de 2023 e é concedida pela CHEP – A Brambles Company, empresa global líder em gestão e transporte de mercadorias por meio de paletes sustentáveis.
A emissão da certificação fica a cargo da RDC Environment, consultoria externa da Bélgica que realiza um estudo independente e calcula os impactos ambientais dos paletes da CHEP, em comparação com as alternativas do mercado. A pesquisa é feita através de uma Análise de Ciclo de Vida (LCA) revisada por pares, usando as metodologias ISSO 14044 e ISO 14040.
Assim, pela utilização dos serviços da CHEP, o Grupo Savegnago contribui com a proteção ao meio ambiente e a promoção de um modelo logístico sustentável.
De acordo com a certificação, através da parceria com a CHEP, a rede salvou cerca de 1.400 árvores, evitou o descarte de mais de 460 mil quilos de resíduos em aterros – o equivalente ao desperdício de mais de 350 mil pessoas por dia –, além de ter reduzido em mais de 515 mil quilos as emissões de carbono no mundo – o correspondente a 12 voltas ao mundo de caminhão.
O diretor de Logística do Grupo Savegnago, Celso Oliveira, ressalta os benefícios financeiros da parceria com a CHEP, pois os paletes são projetados para uso prolongado e são reutilizáveis, o que reduz, de maneira significativa, os custos de reposição. “Por outro lado, a padronização nos ajuda na melhoria de eficiência operacional, graças à disponibilidade garantida pela CHEP, sem prejuízo da operação. E ao mesmo tempo, devido ao processo, garantimos a rastreabilidade dos materiais”, explica.
Além disso, Oliveira afirma que a rede reforça seu compromisso com a agenda ESG conquistando esta certificação.
“Podemos destacar a sustentabilidade em função da reutilização e reciclagem, contribuindo para a redução do desperdício com boas práticas internas adotadas para a manutenção do palete. Por ser um palete reutilizável, reduzimos nossa pegada na produção de carbono. Ainda destacamos a responsabilidade social, demonstrando nosso compromisso com as práticas voltadas para o ESG”, conclui o diretor.
Rede Forte do Interior
Fundada em 1976 em Sertãozinho/SP, a Rede Savegnago conta atualmente com 62 lojas em funcionamento em 20 municípios do interior de São Paulo, quatro postos de combustível, dois centros de distribuição, além de um Centro Comercial, um Savegnago Prático e um moderno centro administrativo na cidade de Sertãozinho, matriz do grupo, que juntos geram mais de 12 mil postos de trabalho.
Em seu projeto de expansão para os próximos anos, até 2026, a expectativa da rede é que o faturamento continue em crescimento ao chegar a um total de 65 lojas Savegnago e 14 unidades do Paulistão Atacadista em 22 municípios do interior de São Paulo, atingindo cerca de 6,7 milhões de habitantes.